ribas.png

Palestras

Dia 11/11 (quinta-feira)

Horário - 17h00 (horário de Brasília)

 

Palestra com Daniela Ribas (SP)

Tema - Segmentação de públicos on-line

As redes sociais têm hoje um papel central para o marketing digital e para a promoção de música no streaming. Mas como se destacar num meio tão competitivo cujo alcance é determinado pelos algoritmos, tanto nas redes sociais como nas plataformas de streaming? Nessa aula Dani Ribas explica o funcionamento dos algoritmos e das técnicas de microtargeting nas redes sociais, e como funciona a segmentação de público nas plataformas.

Sobre Daniela Ribas - Daniela Ribas Ghezzi é Historiadora (UNESP, 1998), Mestre (UNICAMP, 2003) e Doutora em Sociologia (UNICAMP, 2011) na Área de Sociologia da Cultura, e é Especialista em Gestão Pública da Cultura (UFRGS, 2015). É Diretora da Sonar Cultural - Consultoria e Pesquisa em Gestão Cultural. É Pesquisadora em Ciências Sociais e Humanas III no Centro de Pesquisa e Formação do SESC São Paulo, onde atua na pesquisa e na formação para a Gestão Cultural. Leciona cursos na área de Gestão Cultural e Políticas Públicas de Cultura na Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESP-SP), UNICAMP e UFRGS, e já foi docente em nível superior (graduação e pós-graduação) em diversas instituições. É membro titular do Colegiado Setorial de Música do Conselho Nacional de Políticas Culturais do Ministério da Cultura – MinC (2015-2017).  Desde 2015 faz parte do Conselho Consultivo da Semana Internacional de Música de São Paulo – SIM SP. Em 2017 realizou consultoria para o Mercosul Cultural no projeto Mapa de Residências Artísticas do Mercosul. Entre 2016 e 2017 colaborou com a equipe do MinC de desenvolvimento dos Mapas Culturais do Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais (SNIIC). Em 2016 colaborou com a pesquisa SIPS realizada pelo IPEA. Em 2015 compôs a equipe brasileira do Mapping Brazil realizado pelo DutchCulture (Ministério da Educação, Cultura e Tecnologia – Holanda) na área de Participação Cultural/Acesso à Cultura. Em 2014 compôs a equipe docente do Seminário Internacional Planejamento Estratégico para Administradores Culturais, oferecido pelo SESC SP, National Arts Strategies (EUA), e Consulado Americano em São Paulo. Vem apresentando trabalhos em Congressos Internacionais na área de Gestão Cultural, e ministrando palestras sobre Formação de Público para a Música em eventos e convenções. Vem atuando também como parecerista de editais públicos em diversos municípios e estados brasileiros.

Redes Sociais - https://linktr.ee/daniribas77

Site - https://sonarcultural.com.br/

Assista Aqui

deisi.png

Dia 12/11 (sexta-feira)

Horário - 20h00 (horário de Brasília)

 

Palestra com Greice Barros (PR)

Tema - Práticas culturais e a relação com o público

 

O encontro prevê o compartilhamento de práticas e reflexões sobre a relação da produção e gestão cultural com o público. As diferentes plateias, princípios de criação e desenvolvimento de ações em relação com o outro e noções de políticas culturais de base comunitária.

Sobre Greice Barros - Produtora e gestora cultural, atriz. Formada pela Faculdade de Artes do Paraná - Artes Cênicas. Atua há 17 anos no desenvolvimento de projetos culturais nas áreas de teatro, música popular e instrumental, festivais, quadrinhos, pesquisa e formação, com foco em projetos de continuidade. Dirige a Núcleo Produções desde 2006, com sede em Curitiba e atuação em diversas cidades brasileiras.

Principais projetos e parcerias: Núcleo de Dramaturgia SESI-Pr, Mostra Cena Breve Curitiba, Bienal de Quadrinhos de Curitiba, CiaSenhas de Teatro, Música pra Gente Miúda, Interações – encontros sobre produção, arte, cultura e desenvolvimento. Produziu inúmeros shows, turnês, CDs, DVDs junto à importantes grupos e músicos Curitibanos ao longo de sua trajetória. Além de idealizar produzir festivais, mostras, encontros e ações de continuidade, mantém parcerias com instituições e artistas como Tom Zé, André Abujamra, Núcleos Criativos SESI-PR, Caixa Cultural entre outros. Já produziu: Festival de Teatro de Curitiba – coordenando duas edições da Mostra Fringe, Festival Internacional das Três Fronteiras – Centro Cultural Teatro Guaíra com espetáculos do Brasil, Paraguai e Argentina, Festival do Teatro Brasileiro – Cena Mineira no Paraná – Curitiba, Araucária e Ponta Grossa, Circuito OFF – mostra paralela da Oficina de Música de Curitiba pro 4 anos, Idiomas - Fórum Ibero-americano de Crítica de Teatro e Festival Curitiba no Choro.

Instagram - @barros.greice  @nucleo_producoes

Facebookhttps://m.facebook.com/NucleoProducaoCulturaeDesenvolvimento/

Assista Aqui

Romilda1.png

Mediação das Palestras

Romilda Pizani (MS)

Sobre Romilda Pizani - Educadora Social, Coordenadora do Fórum Permanente das Entidades do Movimento Negro MS, Vice presidente do Conselho Estadual de Cultura, Conselheira Municipal dos Direitos do Negro, integrante da diretoria executiva do grupo Tez- Trabalho e Estudos Zumbi, representante Estadual da CONEN- Coordenação Nacional das Entidades Negras, integrante do TGR-Teatral Grupo de Risco.

nerie.png

Oficinas

Dias 13/11 e 14/11

Horário - 10h00 às 13h00 (horário de Brasília)

Oficina com Nerie Bento (SP)

 

Tema - Dimensões da produção de conteúdo digital na cultura

A oficina de marketing digital irá focar nas redes sociais mais usadas pelo mercado cultural. Serão apresentadas noções básicas sobre engajamento, estratégias de divulgação, comunidade e tendências. Tudo isto, numa linguagem acessível, que dialogue com a necessidade do segmento e desmistifique ideias propagadas sobre a produção de conteúdo.

Sobre Nerie Bento - Nerie Bento é comunicadora, assessora de imprensa, produtora cultural, mãe, feminista negra e integrante da Frente Nacional de Mulheres no Hip Hop. Seu trabalho é direcionado para artistas mulheres, negros, periféricos. Acredita que atuar neste segmento colabora para que os projetos de seus clientes se tornem competitivos em um mercado eurocêntrico e masculino.

Já trabalhou com diversos artistas do Hip Hop e projetos de editais, sua maior case foi assessorar a conta Sabotage Produções e família, tendo a oportunidade de acompanhar o legado de um dos maiores artistas do rap nacional. Nerie também possui um trabalho de coaching onde ela oferece oficinas de auto gestão de carreira e marketing digital para pessoas que queiram aprimorar suas redes profissionais e seus negócios. Além disto, participa de diversas mesas de debate sobre feminismo negro, Hip Hop, culturas negras e empreendedorismo. Gosta de gerar conteúdo e escreve textos sobre temas relacionados ao Hip Hop e Movimento Negro em algumas mídias independentes. Na Frente Nacional de Mulheres no Hip Hop, ocupa a função de assessora e diretora. Participa ativamente na luta pela equidade de gênero dentro do Hip Hop e através dos Fóruns Regionais e Nacionais do coletivo, Nerie oferece o mesmo treinamento de carreira e destinada de forma gratuita para todas as mulheres do movimento.

 

Como produtora cultural, Nerie integra o time Movimentar Produções juntamente com outras três mulheres negras, neste ano, a empresa responsável pela turnê da dupla nova iorquina Oshun no Brasil e atualmente está assessorando e produzindo a turnê de Sandra Izsadore – Rainha Mãe do Afrobeat, e ex-black panther.

Participantes - Até 50 pessoas

Sem Pré-requisito

 

Instagram@neriebento

foto.png

Dias 13/11 e 14/11

Horário - 15h00 às18h00 (horário de Brasília)

Oficina com Laísa Gabriela (BA)

 

Tema - Assessoria de imprensa e direcionamento de público

O objetivo da oficina é ampliar a visão de músicos independentes, produtores culturais e artistas para as formas de divulgação do próprio trabalho. Um dos pontos principais, é entender o processo de cada um. Todes irão aprender sobre o papel da assessoria de imprensa, noções de planejamento estratégico, o que é e como produzir um press release, pauta, mailing, follow up, clipagem, como montar um mídia kit, formas de conhecer seu público, utilização de ferramentas para segmentar o público, music business, entre outros tópicos.

Sobre Laísa Gabriela - Formada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, pela Unijorge, Laísa Gabriela é assessora de imprensa há mais de 10 anos e há cinco, se dedica ao trabalho com artistas independentes. Trabalhou com Baco Exu do Blues,Gabriela Hebling, Áurea Semiséria, Nouve, Florence, Gxlden, Nansy Silvvz, niLL,entre outros.

 

No jornalismo, tem passagem pela TVE-BA, Site Mundo Negro, Prefeitura de Salvador, Rede Bahia de Comunicação. Fez parte do projeto Desabafo Social, onde mediou algumas edições do “Na Roda”, Concluiu recentemente o curso de Música e Negócios, pela PUC (RJ), realiza oficinas e workshops, presta consultoria e produz conteúdo voltado a artistas independentes. É membro do conselho do Ilê Tomim Kiosise Ayo, localizado em Cajazeiras 11, liderado por mãe Iara de Oxum. É co-criadora do EPA Coletivo e membro do Aldeia Coletivo.

Participantes - Até 50 pessoas

Pré-requisito - Que sejam da área cultural/artística/musical e não tenham noção de como divulgar o próprio projeto.

Redes Sociais - http://linktr.ee/gabehs